sábado, 15 de agosto de 2009

Temática

‘Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis: Utopia ou Realidade?’

A Educação Ambiental procura construir uma consciência crítica sobre problemáticas ambientais, alertando sobre ações que promovam melhor compreensão dos processos naturais e buscando melhor qualidade para a vida humana. Suas ações devem sempre ser norteadas no sentido de desenvolver a racionalidade, estando estruturadas de modo conciliativo com a sensibilidade e com valores que propiciem o engajamento e a participação dos indivíduos na promoção dos benefícios sócio-ambientais (Marcatto, 2002).


Estando seus princípios e seus objetivos consolidados na Legislação Brasileira, as práticas de Educação Ambiental tem sido desenvolvida através de diversos setores, como Organizações Não Governamentais (ONGs), Setor Público, Iniciativa Privada, Movimentos Sociais, entre outros. Os objetivos das atividades implementadas pelas diversas esferas que atuam dentro desse contexto variam conforme as inter-relações dos grupos envolvidos e as problemáticas vivenciadas. Tais entidades têm atuado com grande ênfase na região do Amazonas, em vista da riqueza natural e cultural que contempla e das complexas relações políticas e ambientais a que é referida.

Em busca de compreender, discutir e analisar a Educação Ambiental e suas práticas, o enfoque durante a SEMBIO será relativo às ações desenvolvidas por ONGs, pelo setor público e privado no Estado do Amazonas e, em particular, na cidade de Manaus, comunidades e municípios próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário